quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

opinião

VOTAR ALEGRE É IMPERATIVO CÍVICO
A escolha do próximo domingo não é difícil de fazer uma vez que os campos estão perfeitamente definidos.
No domingo, na semi-solidão do cubículo que nos é destinado para o exercício do voto, não pode haver lugar a dúvidas ou hesitações. No momento de assinalar no boletim de voto a nossa escolha temos que ter perfeita consciência do que está em jogo, há que ter a percepção de que, conforme muito bem sublinhou na campanha Manuel Alegre, “um segundo pode decidir o futuro de um país”.
E, de facto, no próximo domingo vai-se decidir muito do que será o nosso futuro colectivo. Vai-se definir se iniciamos a mudança necessária ou se nos resignamos e desistimos de lutar por um país melhor.
As debilidades e riscos que a nossa democracia enfrenta são por demais conhecidos. A democracia, entenda-se, tal como a queremos e tal como está plasmada na Constituição da República.
O momento reclama, naturalmente, o envolvimento de toda a sociedade, de todos os cidadãos, mesmo daqueles que têm estado divorciados da política. E quem, melhor do que Manuel Alegre, para liderar essa mudança, para fazer com que os portugueses voltem a acreditar na política? Quem, melhor do que Manuel Alegre, para recolocar a política no lugar que lhe pertence – no meio dos cidadãos?
Apoio Manuel Alegre por variadas razões: de ordem racional e de lucidez política, de patriotismo e, finalmente, por razões de afectividade.
O que está verdadeiramente em causa é um modelo de sociedade em que as pessoas tenham primazia sobre os números; em que haja absoluta garantia de que o Estado Social será sempre intransigentemente defendido; em que sejam acauteladas todas as liberdades democráticas; em que sejam preservadas todas as conquistas expressas na Constituição da República.
O passado de Manuel Alegre, as suas convicções constantemente reafirmadas e aplicadas, não nos deixam quaisquer dúvidas quanto ao Presidente que ele vai ser.
Manuel Alegre acredita nos portugueses. Também por esse motivo estou plenamente convicto de que com ele na Presidência da República temos múltiplas razões para acreditar num futuro melhor. Daí que votar em Manuel Alegre no próximo domingo seja um imperativo cívico e nacional.
Jorge Cruz, coordenador distrital da campanha