domingo, 19 de setembro de 2010

Mensagem do mandatário


            É para mim particularmente grato participar activamente na campanha presidencial de Manuel Alegre. Aceitei de pronto, sem quaisquer hesitações, o convite para seu mandatário no distrito de Braga, mas não o fiz por vaidade ou em busca de qualquer protagonismo. Os que me conhecem sabem que essa não é a minha maneira de estar na vida. O meu envolvimento nesta candidatura, como de resto já tinha sucedido nas de Jorge Sampaio, corresponde à minha própria postura política, enquadrada na actividade cívica mas não em qualquer quadro partidário, sempre redutor de algumas das liberdades dos cidadãos.
            Acredito que Manuel Alegre é o candidato cujas referências cívicas, morais e políticas constituem razões mais que suficientes para justificar um amplo consenso entre os portugueses. O seu passado de lutador pelos valores da liberdade e da democracia constitui um importante património pessoal para o exercício da mais alta magistratura do Estado, e é a garantia de um bom desempenho.
            As suas qualidades humanas e a sua forma de estar na vida e na política corporizam uma candidatura séria, humanista e experiente que nos oferece suficientes garantias de que, uma vez investido no alto cargo de Presidente da República, vai exercer o seu magistério com a maior dignidade, isenção e independência.
            É minha convicção que Manuel Alegre é seguramente a personalidade mais capaz de interpretar a verdadeira dimensão e sentido do Portugal de hoje, e que simultaneamente nos dá também garantias de saber enfrentar os difíceis desafios que hoje se colocam a esta velha nação.
Todos estamos preocupados com o futuro mas, ao mesmo tempo, somos todos portadores de uma boa dose de esperança. Esperança que passa, naturalmente, por Manuel Alegre, um homem do presente com um passado que constitui em si a mais sólida garantia de discernimento político, lucidez e cultura democrática que o país necessita para vencer os desafios do futuro.
            É este homem, que também de forma estimulante, nos leva a envolver uma vez mais, acredito que activamente, num acto cívico de extrema relevância no actual contexto político.

Carlos Alegria
Mandatário distrital