quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Visita de Manuel Alegre ao distrito de Braga


A cidade de Braga recebe amanhã, quinta-feira, dia 7 de Outubro, a visita do candidato à Presidência da República Manuel Alegre. A inauguração da sede distrital de campanha serve de pretexto a um conjunto de visitas na capital do Minho e também em Guimarães.
Alegre começa por visitar, pelas 15h00 de quinta-feira, a Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho que no dia seguinte celebra o seu décimo aniversário. Para além de outros projectos, a ECS acolhe a licenciatura em Medicina, considerada inovadora a nível nacional.
De facto, este curso, que inclui todas as valências de formação dos demais cursos de Medicina existentes no País, orienta-se pela perspectiva integrada bio-psico-social, na linha das recomendações da generalidade das comissões nacionais, europeias e internacionais que se têm debruçado sobre a educação médica. Os resultados até agora obtidos permitem assegurar o sucesso da aposta de um plano de estudos integrado, centrado no aluno (e onde cada aluno constrói o seu currículo), e em interligação profunda com as actividades de investigação.
A Escola assegura também o ensino pós-graduado e a formação contínua na área das Ciências da Saúde, de forma igualmente inovadora na organização modular em Cursos Avançados, numa óptica de formação ao longo da vida, permitindo acumulação de créditos para obtenção de um grau formal. Também foi criado nesta Escola o primeiro programa MD-PhD em Portugal, em colaboração com as Escolas Médicas de Columbia (Nova Iorque) e Thomas Jefferson (Filadélfia), sendo este igualmente um projecto reconhecido como um modelo internacional.
As actividades de investigação e desenvolvimento, promovidas em articulação com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, constituem igualmente uma componente essencial da missão da Escola. O Instituto tem sido avaliado por comissões internacionais que lhe têm atribuído sucessivamente as máximas classificações.
Manuel Alegre participa ao final da tarde, pelas 18h30, na inauguração da sede distrital de campanha, sita na Av.ª João XXI, 605. Segue-se um jantar-convívio com apoiantes da candidatura no restaurante “Sameiro Eventos”, no Sameiro, a partir das 20h00.
A visita do candidato presidencial prossegue na sexta-feira, agora em Guimarães. Pelas 10h00, Manuel Alegre terá oportunidade de falar sobre a Capital Europeia da Cultura 2012, num encontro com Cristina Azevedo, administradora da Fundação Cidade de Guimarães.
Às 11h30 está marcada uma visita à Escola Secundária das Taipas, a qual atravessa agora um grande processo de remodelação. O candidato presidencial segue depois para o centro histórico de Guimarães, onde irá almoçar.